.
.
.
.
.

Virada Cultural Paulista 2009

Postado por Grupo Ofusca

Aconteceu, nos dias 2 e 3 de maio, a 5ª edição da Virada Cultural Paulista com cerca de 800 atrações gratuitas espalhadas por toda capital. As 24 horas ininterruptas de música, dança, cinema e teatro se concentraram no centro, localidade objeto de estudo de Murilo Ribeiro, Alex Pinheiro e Ferdoll, integrantes do Grupo Ofusca.

A Prefeitura de São Paulo investiu R$ 5 milhões para promover
a ação, valor 30% menor do que no ano passado, quando contou com cerca de 3,5 milhões de visitantes. Desta vez, aproximadamente 5 milhões de pessoas tinham que escolher entre 150 palcos por toda a cidade; articulação inteligente da comissão organizadora do evento objetivando o dinamismo, que é o mote da Virada Cultural.

Foram 24 horas estruturadas em projeto luminotécnico apaixonante, sonorização de qualidade e decoração específica. Tudo isso se misturando nos patrimônios arquitetônicos históricos com respeito e harmonia.

Segundo avaliação de Alex Pinheiro a Virada Cultural não deixou nada a desejar, muito pelo contrário: "é impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo... e isso é que dá raiva!", porém deixou claro seu descontentamento com a estrutura de higiene acrescentando, em observação analítica, que "deve-se pensar uma alternativa para eventos do porte da Virada Cultura, pois banheiro químico é simplesmente nojento e desrespeitoso". Já Ferdoll preferiu ressaltar a presença do apoio de segurança da Polícia Militar, mas observando a ferramenta de saúde deficiente dizendo que "ficamos cerca de 3 horas no Largo de São Francisco e vi apenas uma ambulância, num espaço com mais ou menos 5 mil pessoas".

Ficou claro, desconsiderando especificidades de eventos desse porte, que a comissão organizadora do evento atingiu variadas faixas de público, dos mais diversos interesses. Sobre isso Murilo Ribeiro enfatizou a simultaneidade proposta elogiando a Praça da República enquanto "palco rock". Para o promotion manager do Grupo Ofusca, essa foi uma das ações inteligentes, uma vez que concentrou tribos considerando suas características distintas, no entanto também não deixou de observar aspectos negativos atentando para a falta de orientação para o público, desde faixas ou banners sobre programação específica, "coisa que a gente encontrou com muita facilidade em outros atrativos como o Teatro Municipal, por exemplo".

Para ambos, o balanço foi positivo pois a possibilidade de visitar um evento dessa magnitude com olhar técnico especializado, segundo eles, foi o diferencial.

o Grupo Ofusca e seus integrantes

... Davi Fernand Anderson Motta Thaís Ferreira Alex Pinheiro Andressa Correa Vinicius Pompeu Bruno Cabrera Larissa Máximo